Com a chegada do período de férias, muitas famílias aproveitam para viajar e descansar. No entanto, antes de sair de casa, é fundamental adotar alguns cuidados para garantir a segurança com a energia elétrica e evitar acidentes ou prejuízos.
O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, ressalta a importância de medidas simples que podem fazer toda a diferença na prevenção de incidentes envolvendo energia elétrica. “Antes de viajar, é importante pensar na segurança da sua casa. Medidas simples, como desligar os aparelhos das tomadas, ajudam a economizar energia e evitam acidentes. Nossa orientação é sempre reforçar a prevenção, que é a melhor forma de cuidar de todos”, orienta o Executivo.
Confira mais dicas para curtir o tempo fora de casa com segurança:
- Antes de viajar, retire os aparelhos da tomada. Esse cuidado, além de economizar energia, evita acidentes, pois esses aparelhos caso entrem em curto-circuito podem causar incêndios;
- Mantenha a geladeira funcionando no modo de intensidade mínima. Isso ajuda a reduzir o consumo de energia durante a ausência;
- Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, pois, em caso de curto-circuito, eles podem propagar o fogo rapidamente;
- O uso de extensões, benjamins e adaptadores deve ser evitado. Se for preciso ampliar provisoriamente o número de tomadas, dê preferências a filtros de linha certificados pelo INMETRO.
A Equatorial Maranhão, preocupada e comprometida com a segurança da população, promove o movimento “Vc + Seguro”, uma campanha educativa que tem como objetivo ampliar o acesso à informação e conscientizar sobre os riscos e perigos relacionados ao uso da energia elétrica.
Em situações de acidentes com eletricidade, a Distribuidora orienta que a primeira medida deve ser desligar o disjuntor e ligar para a emergência: Corpo de Bombeiros (193) e SAMU (192). Em casos de acidentes em locais externos, envolvendo a rede elétrica, a recomendação é acionar também a Equatorial, por meio da Central 116, para que seja feito o desligamento da energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário