O Arraial da Família 2025 foi mais do que uma celebração junina. Foi um marco. Uma nova página escrita com identidade, segurança, inclusão, economia e pertencimento. Ele mostrou que, quando há propósito, trabalho coletivo e compromisso com as pessoas, a festa vai muito além da música e da dança, ela transforma realidades. E, em Ribamar, essa transformação já começou. E ela tem um nome: Luciana Lauande.
Nos dias 4 e 5 de julho, o VIVA Panaquatira foi palco de um dos eventos mais impactantes do calendário junino de 2025 no Maranhão. Mais do que uma festa, o Arraial da Família movimentou a economia local, fortaleceu os vínculos comunitários e reacendeu o sentimento de pertencimento do povo ribamarense.
Segundo levantamento feito com barraqueiros, ambulantes e comerciantes da região, mais de R$ 200 mil foram injetados diretamente na economia local durante os dois dias de evento. Foram mais de 300 empregos temporários gerados, entre serviços de montagem, logística, segurança, alimentação e produção artística, um verdadeiro motor de oportunidade para a população.
De acordo com o 13º Batalhão da Polícia Militar, que acompanhou toda a operação, mais de 10 mil pessoas passaram pelo Arraial da Família nos dois dias de festa. A estrutura de segurança contou com 23 policiais militares, 30 seguranças privados, bombeiros civis e equipe de apoio, garantindo um ambiente acolhedor e tranquilo do início ao fim, sem nenhuma ocorrência policial.
O evento ainda deu palco para 20 atrações locais e estaduais, misturando tradição e inovação, e oferecendo visibilidade a artistas da região. A estrutura pensada com cuidado também incluiu barraca da saúde, com ações de prevenção sexual, e um Espaço Kids gratuito, por onde passaram mais de 500 crianças, permitindo que as famílias aproveitassem a festa com segurança e conforto.
Além do impacto direto na vida da população, o Arraial da Família também se destacou pela presença da esfera política. Estiveram no evento Marcus Brandão, Audreia Noleto, Vinicius Ferro e Dudu Diniz, lideranças que reconhecem a importância da cultura popular como força de transformação social. Também marcaram presença vereadores e ex-vereadores de São José de Ribamar, deputados estaduais, ex-prefeitos do município e líderes comunitários, reforçando o prestígio e a relevância do arraial no cenário político-cultural do estado. O evento contou ainda com o apoio total de Orleans Brandão, fortalecendo o compromisso com o crescimento cultural e econômico de Ribamar. Essa presença institucional amplia o alcance do evento e abre portas para novos investimentos culturais na cidade.
Tudo isso só foi possível graças à liderança visionária de Luciana Lauande, idealizadora e força motriz por trás do Arraial da Família. Com sensibilidade, organização e um olhar atento às necessidades reais da comunidade, Luciana provou que a cultura é, sim, um caminho poderoso de desenvolvimento.
O sucesso do Arraial da Família 2025 deixa um legado vivo em Panaquatira: o de que cultura, quando bem cuidada, movimenta a economia, une as pessoas e transforma territórios. E que quando há coragem e liderança para fazer acontecer, o São João se torna, de fato, uma festa de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário