quarta-feira, 1 de outubro de 2025

INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE EM PROJETO DO CONSÓRCIO UPY DATA CENTER NA ZPE DE BACABEIRA


Protocolo de intenções foi assinado junto à SEDEPE

O secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Domingues Neto, recebeu representantes do Consórcio UPY Data Center, em encontro que marcou a assinatura de um protocolo de intenções para a construção de um data center na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira, no Maranhão.

Estiveram presentes à reunião, além da equipe técnica da Sedepe, Maurício Oliveira, representante da Castelo Fort, e Augusto Diniz, CEO da Maxx e presidente do consórcio UPY Data Center, que é formado pelas empresas Tip Tecnologia, Telecomunicações Nordeste, Jump Tecnologia da Informação, Castelo Fort Assessoria Empresarial, Tip Nacional Telecom e Maxx.

O acordo, prevê o desenvolvimento, construção, gestão e operação de um centro de dados de missão crítica. O projeto se diferencia pelo foco em ultrabaixa latência, sustentado pela conexão com o cabo submarino EllaLink, além de alta disponibilidade, sustentabilidade e robusta conectividade regional, apoiada pelo Anel de Comunicação Conecta Maranhão.

O Presidente do Consórcio Augusto Diniz, CEO da Maxx, destacou que a iniciativa representa um marco estratégico para o estado: “A Maxx reafirma seu compromisso em garantir conectividade de qualidade e fomentar o desenvolvimento tecnológico do Maranhão. Este investimento de R$ 4 milhões em pesquisa terá a inteligência artificial como peça central, consolidando nosso estado como referência em inovação”.

Já Maurício Oliveira definiu o projeto em duas palavras: “coerente e consistente. Apostaria todas as minhas fichas porque está bem elaborado. Temos capacidade de gerar e exportar tecnologia, agregando valor ao Maranhão”, afirmou.

Segundo o secretário em exercício da SEDEPE, José Domingues Neto “cabe à Sedepe assumir a responsabilidade de apoiar institucionalmente as ações previstas, articulando diálogo com outros órgãos estaduais e acompanhando a execução das atividades”.

A assinatura do protocolo ocorre em continuidade a tratativas iniciadas em junho, quando o então secretário José Reinaldo Tavares recebeu, no gabinete da Sedepe, o CEO da Maxx. Na ocasião, Tavares destacou o potencial do Maranhão para atrair investimentos digitais, enfatizando a abundância de recursos hídricos do Estado, considerados ativos estratégicos para a operação de data centers.

Na mesma reunião, Diniz apresentou o portfólio da empresa, que inclui um data center de 1.300 metros quadrados já em operação. Segundo ele, a infraestrutura do Maranhão, somada à ZPE e à disponibilidade de água, pode mitigar riscos de escassez de energia, gargalo cada vez mais sensível para o setor de tecnologia.

Dia Internacional do Café: Empório Fribal Celebra a Paixão dos Brasileiros pela Bebida


No Brasil, o café é mais que uma bebida: é um ritual diário, um elo cultural e um prazer compartilhado em cada xícara.

No dia 1º de outubro, data em que se celebra o Dia Internacional do Café, o Empório Fribal transforma essa tradição em uma verdadeira homenagem, oferecendo aos clientes uma experiência única e sofisticada dedicada aos amantes da bebida mais consumida no país depois da água.

As lojas do Empório Fribal são hoje referência quando o assunto é café gourmet. Reunindo marcas renomadas como Lavazza, Illy, Orfeu, Santo Grão, Starbucks, Santa Clara Reserva Família e Baobá, entre outras; o espaço se tornou um verdadeiro templo para os apaixonados por cafés especiais.

Entre grãos, cápsulas e opções instantâneas, o mix diferenciado de produtos atende desde os curiosos em busca de novas descobertas até os paladares mais exigentes. E onde cada embalagem carrega a promessa de aromas intensos e notas únicas, que variam de acordo com a origem, o tipo do grão e o processo de torra.

Mais do que café: acessórios para elevar o ritual

No Empório Fribal, a experiência vai além da escolha da bebida; e os amantes do produto podem encontrar também cafeteiras italianas Moka Pot em diferentes cores e tamanhos, prensas francesas, chaleiras, jarras e suportes para filtro, além de modernas máquinas de café Illy para cápsulas.

São itens que transformam o simples preparo em um ritual de prazer e sofisticação, permitindo que cada cliente se sinta um verdadeiro barista em casa.

Café e saúde: benefícios que vão além do sabor

Além do prazer sensorial, estudos apontam que o café pode trazer benefícios importantes para a saúde. Consumido com moderação, ele ajuda a reduzir riscos de doenças como diabetes tipo 2 e problemas cardíacos, além de ser uma fonte rica em antioxidantes.

É por isso que o hábito de tomar café ganhou tanto espaço nos lares e nas cafeterias do país. Assim como o vinho, a bebida merece ser explorada em suas nuances, intensidades e origens.

Seja para começar o dia, acompanhar uma boa conversa ou marcar momentos de pausa, o café está presente em quase todos os lares brasileiros.

E neste Dia do Café, o Empório Fribal convida o público a mergulhar nesse universo, descobrindo sabores, aromas e equipamentos que transformam cada gole em uma experiência única.

Curiosidades sobre o Café

A classificação do café é feita avaliando-se a origem, tipo do grão, processo de torra e qualidade. Cada origem traz sabores únicos, das notas de frutas da América Latina às especiarias africanas. E mais, pode-se escolher entre a moagem fina, média ou grossa. Além de diferentes pontos de torragem do grão, que vão de suaves aos mais intensos.

O café é dividido em diversas categorias, dependendo desses quesitos citados. Os dois principais tipos de grãos de café são o Arábica e o Robusta. O Arábica representa cerca de 60% da produção mundial de café. É cultivado principalmente nas altitudes mais altas e possui um sabor mais suave e complexo, com uma acidez mais pronunciada.

Muitos dos cafés gourmet são produzidos a partir de grãos Arábica. Já o Robusta tem um teor mais alto de cafeína, é mais intenso e amargo. É frequentemente usado em blends para adicionar corpo e força ao café, sendo uma escolha popular para expressos.

Escolher o café ideal depende do gosto pessoal. Para os novatos no assunto, a dica é experimentar os vários tipos de cafés, de diferentes regiões e processos de torra, para entender as diferenças e definir suas preferências pessoais. O ideal é adquirir grãos de fontes confiáveis e moer na hora, o que preserva os óleos essenciais e garante uma experiência de degustação superior.

TV UFMA recebe, nesta quarta-feira, a escritora e acadêmica Ceres Costa Fernandes


A escritora Ceres Costa Fernandes, professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro das academias Maranhense e Ludovicense de Letras, entre outras, será entrevistada nesta quarta-feira, 01 de outubro, às 21h30, no Entreletras da TV UFMA (canal aberto 16,1). Apresentado pelo escritor, professor e psicanalista William Amorim, o programa será exibido ainda na NET/Claro TV: 17; Sky: 316; MAXX: 16 e pelo site da emissora: www.portalpadrao.ufma.br/tvufma.

Especialista em Literatura Portuguesa e mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Ceres Fernandes é ensaísta, cronista e contista, laureada com relevantes medalhas e títulos. Ocupou importantes cargos e funções em governos do Maranhão. Então diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, entre 2010 e 2014, idealizou e organizou 34 Cafés Literários, um marco na vida cultural de São Luís pela qualidade dos palestrantes e expressiva participação do público.

Lançamentos – Com várias obras publicadas, tais como O Narrador Plural na Obra de José Saramago; Apontamentos de Literatura Medieval; O Último Pecado Capital & Outras Histórias; Café Literário - Memória; e o Essencial de Lucy Teixeira, a escritora lançará quatro títulos no dia 9 de outubro deste ano, às 19h, no Convento das Mercês (rua da Palma, 502, Desterro, Centro histórico de São Luís), entre eles Contos de Desamor e De Peixes & Solidão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Durante a entrevista, Ceres Fernandes fala sobre a sua história e evolução literária e destaca ainda as influências literárias e o livro O Último Pecado Capital & Outras Histórias. Com produção literária que se alterna entre ensaio, crônicas e contos, Ceres Fernandes informa ainda como a professora e a escritora convivem no universo literário e sobre a importância das academias de letras para a sociedade. A entrevista será disponibilizada no YouTube da TV UFMA: https://www.youtube.com/@tvufma

“Pronto para uma nova vida”: paciente celebra alta após primeiro transplante de medula óssea no Maranhão


São Luís (MA) – Depois de uma longa batalha pela vida, marcada por esperança, fé e cuidado constante, o primeiro paciente transplantado de medula óssea pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão, Isídio Lopes, de 63 anos, recebeu alta nesta terça-feira, 30. Os corredores do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) foram tomados pela emoção de profissionais que comemoraram juntos essa vitória.

Mais do que uma conquista pessoal, a alta representa um marco histórico para a saúde no Maranhão, abrindo caminho para que outros pacientes tenham acesso a um procedimento antes disponível apenas em outros estados.

Foram três anos aguardando pelo transplante em outro estado. E em menos de um mês, após a habilitação do serviço no HU-UFMA, Isídio conseguiu realizar o procedimento. “Não esperava ser tão bem atendido. A equipe sempre muito carinhosa, não me deixou em falta nenhum segundo. Estou me sentindo muito bem. Estou pronto para uma nova vida”, afirmou, emocionado.

Isídio é portador de mieloma múltiplo, um tipo de câncer que afeta as células do sangue. O transplante realizado foi do tipo autólogo, em que são utilizadas células da própria medula do paciente. Essas células são coletadas, processadas e reinfundidas após tratamento quimioterápico intensivo. Esse tipo de transplante é indicado principalmente para casos de mieloma múltiplo e alguns tipos de linfoma.

Para o hematologista e responsável técnico do Programa de Transplante de Medula Óssea, Diego Luz Felipe, a habilitação desse serviço no Maranhão é motivo de grande alegria. “É interessante frisar que o transplante é feito sem nenhum tipo de cirurgia. Após fazer a quimioterapia, nós devolvemos as células para o paciente, para que a medula volte a funcionar e o paciente volte a ter produção do sistema imune de maneira adequada e sem câncer. A nossa expectativa é ampliar cada vez mais o serviço, conseguir zerar a fila e se tornar uma referência no Norte e Nordeste”, enfatizou.

O hematologista e responsável técnico da Unidade de Hematologia e Hemoterapia, Yuri Nassar, reforçou a conquista: “O transplante de medula óssea nasce como um sonho de toda a equipe, que lutou por dois anos para que hoje pudéssemos celebrar essa alta. O paciente Isídio representa um marco na história do SUS em nosso estado. Estamos engajados para garantir que os demais pacientes tenham acesso rápido, eficaz e com bons resultados a esse procedimento de alta complexidade.”

A realização do transplante envolveu diversos setores do HU-UFMA, como a Unidade de Hematologia e Hemoterapia, a Central de Material Esterilizado, além das áreas de administração, infraestrutura, entre outros. Também foi fundamental a atuação do Centro de Pesquisa Clínica, responsável pela quantificação das células utilizadas no procedimento.

Antes da implantação do serviço, os maranhenses que precisavam de transplante de medula óssea buscavam tratamento em outros estados, enfrentando longas esperas, deslocamentos cansativos e a dificuldade de ficar longe da família. Com a estrutura montada pelo HU-UFMA, esse cuidado passa a ser oferecido no próprio Maranhão, de maneira segura e humanizada, trazendo mais conforto, dignidade e esperança aos pacientes atendidos pelo SUS.

A alta de Isídio ganha ainda mais significado por acontecer em setembro, mês dedicado à sensibilização sobre a doação e os transplantes de órgãos e tecidos. O momento reforça a importância da solidariedade e do fortalecimento do SUS, que, com cada nova vitória, transforma esperança em vida.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Equatorial Maranhão realiza reinauguração dos Ecopontos E+ Reciclagem em Caxias e Timon


A iniciativa oferece descontos na conta de luz em troca de resíduos recicláveis

A Equatorial Maranhão promove, nos dias 02 e 03 de outubro (quinta e sexta-feira), a reinauguração dos Ecopontos do programa E+ Reciclagem nos municípios de Caxias e Timon. Os espaços foram totalmente reformados para oferecer um atendimento mais confortável e eficiente, reforçando o compromisso da Distribuidora com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Em Caxias, o Ecoponto localizado na Rua Aarão Reis, s/n, ao lado do 2º Batalhão da PM, reabre suas portas no dia 02 de outubro, às 9h. Já em Timon, a reinauguração acontece no dia 03 de outubro, também às 9h, no posto E+ Reciclagem da Rua Viana Vaz, Centro (Praça São José).

Durante as ações, os clientes poderão trocar gratuitamente lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, além de entregar resíduos recicláveis em troca de descontos na conta de energia. Para participar da troca de lâmpadas, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, número da conta contrato e levar até cinco lâmpadas ineficientes.

Sobre o E+ Reciclagem

Criado em 2011, o E+ Reciclagem é um Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão que possibilita a troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica. A iniciativa também promove conscientização ambiental, combate o descarte inadequado de resíduos sólidos e estimula a cultura da coleta seletiva entre a população.

Para participar, o cliente deve separar resíduos limpos e secos, levar até um posto de coleta com o número da conta contrato em mãos e realizar a entrega. O valor do bônus aparece na fatura seguinte. O cliente também pode optar por doar os créditos a uma instituição filantrópica, que, com a soma das doações, muitas vezes consegue zerar a conta de energia ao final do mês.

SERVIÇO

CaxiasData: 02 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Aarão Reis, s/n – ao lado do 2º Batalhão da PM

TimonData: 03 de outubro (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Viana Vaz, s/n (Empresa DPL) – Centro (Praça São José)

Grupo Equatorial destaca inovação, tecnologia e inteligência artificial na Expo Indústria 2025


Equatorial Maranhão apresenta investimentos em soluções que tornam a rede elétrica mais moderna, segura e eficiente

O Grupo Equatorial estará presente na sexta edição da Expo Indústria 2025, que será realizada de 02 a 05 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, com o tema: Inteligência Artificial. Reconhecida como uma das principais vitrines de tecnologia e desenvolvimento do Maranhão, a feira representa um espaço estratégico para o fortalecimento do setor produtivo e industrial e a participação do Grupo no evento reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do estado.

A Equatorial Maranhão tem desempenhado um papel central na consolidação de uma infraestrutura energética, que impulsiona o crescimento industrial, e o evento é um espaço importante para mostrar o que tem sido feito, assim como dialogar com os diversos setores sobre o futuro da energia. “Marcar presença novamente na Expo Indústria é motivo de grande entusiasmo e satisfação.
Mais do que apresentar nossos investimentos e soluções tecnológicas, queremos fortalecer conexões de valor e reafirmar nosso papel como parceiros do crescimento do estado”, afirmou o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.

Energia que acompanha o desenvolvimento
Com o avanço acelerado da indústria, do agronegócio, do turismo e da economia como um todo, cresce também a demanda por uma infraestrutura elétrica moderna, robusta e inteligente. Nos últimos cinco anos, o crescimento do consumo de energia no Maranhão foi duas vezes maior que a média nacional, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). E a Equatorial está atenta às demandas, respondendo a esse avanço com investimentos robustos, garantindo uma infraestrutura moderna, inteligente e preparada para os desafios futuros.

Nos 21 anos de atuação da Distribuidora, foram investidos mais de R$ 10 bilhões, com obras que proporcionaram robustez ao sistema elétrico, com automação e manutenção do sistema de distribuição, ampliação e construção de novas subestações, construção de linhas e instalação de equipamentos na rede, além de promover a universalização do acesso à energia elétrica, com a ligação de novos clientes e obras contínuas, que impactam na segurança da população e da rede elétrica.

Tecnologia, IA e digitalização como pilares estratégicos

A Equatorial Maranhão tem atuado com resiliência e inovação para enfrentar desafios, como as variações climáticas e o crescimento da demanda energética. Tecnologias de ponta permitem antecipar falhas, isolar problemas de forma automática e restabelecer o fornecimento sem que o cliente perceba interrupções, promovendo maior confiabilidade e qualidade no serviço.

Durante a Expo Indústria, a Distribuidora destacará investimentos em tecnologias, como o ADMS (Sistema Avançado de Gerenciamento de Distribuição), a comunicação via satélite e o uso intensivo de Inteligência Artificial, que já é aplicada em diversas frentes: desde o atendimento ao cliente, com a Assistente Virtual Clara, até a automação de processos internos, análise de dados operacionais, detecção de fraudes e previsão de demanda, ratificando o compromisso da Equatorial em usar a IA para tornar a energia mais acessível, segura e inteligente para todos os maranhenses. Além disso, a empresa vem promovendo cada vez mais a digitalização dos serviços, com a nova agência virtual e melhorias no atendimento digital.

A comunicação via satélite permite conectividade em tempo real entre o Centro de Operações Integradas (COI) e áreas de difícil acesso, garantindo maior eficiência nas respostas a eventos e ocorrências na rede elétrica. Essa solução tecnológica fortalece a comunicação operacional e proporciona mais estabilidade, segurança e agilidade para os profissionais em campo.

Já o ADMS, investimento feito pelo Grupo Equatorial de mais de R$ 170 milhões, é uma plataforma inteligente que permite o monitoramento, controle e automação de toda a malha elétrica em tempo real, garantindo mais eficiência na tomada de decisões dos técnicos que operam as redes. Ele permite respostas mais rápidas em situações críticas, maior confiabilidade no fornecimento e um salto na qualidade do serviço prestado aos mais de 2,8 milhões de clientes atendidos pela Distribuidora.

A presença da Equatorial Maranhão na Expo Indústria 2025 é uma oportunidade para reafirmar o compromisso da empresa com a modernização do setor elétrico, com o avanço da tecnologia e, acima de tudo, com o desenvolvimento sustentável do estado.

EQL Lab – Hub de inovação do Grupo Equatorial

Durante a Expo Indústria, a Equatorial apresentará uma série de iniciativas inovadoras. Um dos principais destaques é o EQT Lab, hub de inovação do Grupo Equatorial. Por meio de projetos estratégicos, o EQT Lab tem impulsionado soluções inteligentes que aprimoram a experiência dos clientes e tornam as operações do Grupo mais eficientes, conectadas e sustentáveis.

Com dois anos de atuação, o hub já consolidou diversos cases de sucesso em digitalização, automação e eficiência. “A Expo Indústria será uma excelente oportunidade para apresentar esse trabalho e debater os próximos passos, mostrando os resultados da Inteligência Artificial aplicada aos negócios”, informou Júlio César Mendes, executivo de PDI e PEE do Grupo Equatorial, que terá um painel sobre o assunto na feira.

Estande interativo e experiências imersivas

O Grupo Equatorial terá um estande moderno, tecnológico e pensado para gerar conexões estratégicas, apresentando ao público seu portfólio de serviços, além de promover experiências interativas que refletem seu compromisso com inovação e inteligência artificial. A proposta é criar um ambiente de negócios, onde visitantes e representantes do setor possam dialogar, identificar oportunidades e firmar parcerias concretas.

O espaço trará uma série de atrações, onde o público poderá conferir a exibição de conteúdos em 3D. Consultores especializados estarão disponíveis ao longo do evento para apresentar soluções, identificar potenciais clientes e impulsionar negócios. Haverá também interações com os visitantes durante a programação de painéis, palestras e rodas de negócios, criando um ambiente dinâmico e propício à troca de ideias, além da distribuição de brindes institucionais. Um dos grandes destaques será o totem 3D com experiência interativa, no qual o visitante será transformado em uma versão “IA” de si mesmo e poderá acessar sua foto personalizada por meio de um QR Code.

Presença nos painéis e debates

Durante a Expo Indústria 2025, representantes das empresas do Grupo (Instituto Equatorial, Echoenergia, EQT Lab e Equatorial Maranhão) participarão de painéis e debates que irão abordar temas, como geração de emprego e renda, transformação digital no setor elétrico, uso de IA na operação e no relacionamento com os clientes, sustentabilidade, eficiência energética e os desafios frente ao crescimento acelerado do Maranhão.

Programação: Grupo Equatorial na Expo Indústria 2025

Quinta-feira, 02 de outubro

Hora: 19h30 às 20h30
Local: Expo Summit – Arena 1
Painel: Geração de Emprego e Renda: Impacto no Desenvolvimento do Território
Palestrante: Janaína Ali – Coordenadora Instituto Equatorial
Empresa do Grupo: Instituto Equatorial

Sexta-feira, 03 de outubro
Hora: 20h30 às 21h30
Local: Expo Summit – Arena 1
Painel: Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios
Palestrante: Júlio César Mendes – Executivo de PDI e PEE do Grupo Equatorial
Empresa do Grupo: EQT Lab

Sábado, 04 de outubro

Hora: 17h30 às 18h30
Local: Expo Summit – Arena 2
Painel: Soluções para Eficiência Energética
Palestrante: Gislaine Barcelos – Especialista de Parcerias da Echoenergia
Empresa do Grupo: Echoenergia

Hora: 19h30 às 20h30
Local: Expo Summit – Arena 1
Painel: Oportunidades de Investimento no Maranhão: Infraestrutura Energética e Desenvolvimento
Palestrante: Sérvio Túlio – Presidente da Equatorial Maranhão
Empresa do Grupo: Equatorial Maranhão

Domingo, 05 de outubro

Hora: 18h30 às 19h30
Local: Expo Summit – Arena 1
Painel: Internet das Coisas Aplicada aos Negócios
Palestrante: Henrique Costa – Especialista em Planejamento e Implementação de Redes LAN e WAN
Empresa do Grupo: Telecom
Mais informações sobre a Expo Indústria no site oficial do evento: https://expoindustriama.com.br/