O Grupo Equatorial, em cumprimento à Resolução Normativa ANEEL nº
1.095/2024, informa que concluirá, até 31 de dezembro de 2025, a
padronização do número de identificação das Unidades Consumidoras (UCs) e
demais instalações de energia elétrica em todas as suas distribuidoras,
presentes nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Amapá, Goiás e Rio
Grande do Sul.
A medida tem como objetivo aprimorar a rastreabilidade, a segurança e a
eficiência operacional no relacionamento com os consumidores.
A nova numeração seguirá o padrão nacional estabelecido pela ANEEL e será
composta por 15 dígitos, sendo, 10 dígitos sequenciais para identificação da
unidade consumidora + 3 dígitos para identificação da distribuidora + 2
dígitos verificadores, conforme instruções da Agência. Essa padronização se
aplica a todas as unidades consumidoras, inclusive aquelas com fornecimento
suspenso ou desligadas.
Como fica a fatura - Nas faturas emitidas pelas Distribuidoras de energia do
Grupo Equatorial, o número padrão de 15 dígitos será exibido com a
identificação “Número da UC”, conforme padrão estabelecido pela ANEEL.
Com essa atualização, os números de parceiro de negócio e de instalação
deixarão de existir. A fatura passará a apresentar apenas o número da
Unidade Consumidora, além das informações relacionadas ao consumo mensal do
cliente e data de vencimento.
É importante destacar que essa mudança não implica alterações contratuais
para os consumidores e não haverá impacto na continuidade do fornecimento de
energia elétrica. Em casos de alteração de titularidade, o número permanece
o mesmo, sendo atualizado apenas o CPF/CNPJ do novo responsável, visto que o
número de cadastro da unidade consumidora passa a ser vinculado ao imóvel e
não mais ao consumidor.
Vale ressaltar que, durante o período de pelo menos um ano, os consumidores
poderão consultar tanto o número antigo quanto o novo número de
identificação nos canais digitais da distribuidora.
Por fim, a mudança será notada a partir de 1º de janeiro de 2026 e o
processo de atualização será realizado de forma automática, não sendo
necessária nenhuma ação por parte do cliente da Equatorial.
Para mais informações, acesse o site: www.equatorialenergia.com.br ou em uma
das Agências de Atendimento da Equatorial Energia.
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