A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) conta com o apoio da Equatorial Maranhão, na mobilização das escolas locais, de seus estudantes e professores.
Ação apoiada pela Equatorial Maranhão mobilizou 345 mil alunos do 8º e 9º ano
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pelo Instituto Abradee, com o apoio das distribuidoras de energia elétrica de todo o país, divulgou a lista dos finalistas desta edição.
A divulgação marca mais um capítulo de uma iniciativa que vem mobilizando escolas públicas e particulares de norte a sul do Brasil em uma jornada de aprendizado, inovação e conscientização sobre o uso eficiente e sustentável da energia.
A Equatorial Maranhão é uma das parceiras da iniciativa e teve destaque com a participação de escolas do estado, que mobilizaram estudantes e professores em atividades formativas, blitzes educativas e provas interativas realizadas entre os dias 6 e 13 de outubro.
Para Rosângela Martins, analista de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, “A ONEE é uma oportunidade de promover educação e consciência energética, estimulando o consumo responsável e sustentável, o que ratifica o compromisso do projeto com a valorização do esforço e do conhecimento dos nossos jovens”, informou Rosângela.
O resultado desse esforço coletivo se traduz em 10 mil estudantes medalhistas, reconhecidos com ouro, prata, bronze e menção honrosa. A lista também destaca os 27 finalistas estaduais que representarão seus estados na Semana Olímpica da ONEE 2025, que será entre os dias 4 e 6 de novembro, em Brasília (DF), ao lado dos 27 professores destaques.
Durante o evento, os alunos participarão de uma programação intensa, com atividades de integração, visitas técnicas e a prova final, marcada para o dia 5 de novembro. Os três grandes vencedores nacionais serão anunciados na cerimônia de premiação, no dia 6, no Estádio Mané Garrincha, em uma celebração que contará com a presença de autoridades do setor elétrico, como o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, o senador Wellington Fagundes, o presidente da Abradee, Marcos Madureira, e o CEO do Grupo CPFL, Gustavo Estrella.
Os campeões receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks e vouchers da plataforma Viva! Experiências. Todos os medalhistas também garantem classificação automática para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem necessidade de disputar a etapa inicial.
A iniciativa valoriza ainda o papel essencial dos professores. Os três melhores educadores do país e os 20 primeiros colocados de cada região serão premiados com vale-presentes de até R$ 15 mil, além de acesso a cursos gratuitos com certificado de 40 horas, materiais pedagógicos alinhados à BNCC e mentorias especializadas.
Confira os finalistas e saiba mais sobre a ONEE acessando o site: http://onee.org.br/
SOBRE A ONEE
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio do Programa de Eficiência Energética, e coordenada pelo Instituto Abradee, ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a iniciativa conta este ano com a RGE, distribuidora de energia do grupo CPFL, como empresa proponente. Ao todo, 48 concessionárias de energia elétrica participam da olimpíada, cobrindo todo o território nacional. As provas e desafios que compuseram a competição foram realizados entre 6 e 10 de outubro, abordando temas como consumo consciente, uso eficiente de recursos energéticos e o impacto ambiental da geração de energia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário