quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Lei organiza tráfego na Avenida Litorânea e garante mais segurança para esportistas


A Avenida Litorânea, um dos principais pontos de lazer e prática esportiva de São Luís, passa a contar com novas medidas de organização do tráfego para garantir mais segurança a pedestres, corredores e ciclistas. A medida foi instituída pela Lei nº 7.787/25, de autoria do vereador Paulo Victor (PSB), publicada no Diário Oficial do Município do dia 17 de outubro.

De acordo com a nova legislação, o Poder Executivo Municipal deverá adotar ações de controle do tráfego na Litorânea de segunda-feira a sábado, das 4h às 7h, assegurando condições adequadas para a realização de atividades físicas e treinos esportivos. Após esse horário, a via será reaberta normalmente ao trânsito de veículos automotores.

A lei prevê que as intervenções no trânsito contemplem o trecho entre a Praça dos Pescadores e o semáforo do bairro Olho D’Água, em um percurso de aproximadamente 8 km. Entre as medidas que poderão ser adotadas para garantir a organização da via estão o uso de cones, sinalização e a presença de agentes de trânsito para controle e orientação dos condutores.

Paulo Victor ressalta que a iniciativa está alinhada à Política Nacional de Mobilidade Urbana

(Lei nº 12.587/2012), que incentiva o uso de meios de transporte não motorizados e a ocupação segura dos espaços públicos para práticas saudáveis.

“A Avenida Litorânea é um dos principais espaços de lazer e esporte da nossa cidade, mas a convivência entre veículos e esportistas tem gerado insegurança. Nosso objetivo é equilibrar esses interesses, garantindo que todos possam utilizar o espaço com tranquilidade e segurança”, ressaltou o parlamentar.

A legislação ainda determina que o fluxo do transporte público seja mantido durante o período de interdição, para não prejudicar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário