sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

BRK segue com investimentos no Maranhão e inicia operação da Estação de Tratamento de Esgoto Maiobão


No ano em que completa 10 anos de atuação no Maranhão, a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, realiza mais um marco importante para o saneamento local.

Dando continuidade aos investimentos nos municípios, a concessionária iniciou na primeira semana de dezembro a operação do Sistema de Esgotamento Sanitário Maiobão, que beneficiará moradores do bairro mais populoso de Paço do Lumiar.

O sistema, que tem capacidade de tratamento médio de 36 mil litros/hora e picos de até 64,8 mil litros/hora, comtempla infraestrutura de coleta, Estação Elevatória de Esgoto (EEE), linha de recalque, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e emissário final.

A ETE Maiobão opera com um sistema moderno de tratamento de esgoto, estruturado por etapas que ampliam a eficiência do processo. A unidade conta com tratamento preliminar, incluindo gradeamento e desarenador; tanque de equalização; flotador de ar dissolvido; e leito de secagem.

Na fase de flotação, além da aplicação de ar dissolvido, o sistema utiliza insumos químicos alcalinizantes, coagulantes e floculantes, reforçando a remoção de impurezas e garantindo maior qualidade no efluente tratado.

“O Sistema de Esgotamento Sanitário Maiobão vem com o objetivo de antecipar parte do tratamento de esgoto que será, em um segundo momento, direcionado para um sistema ainda maior: A ETE Cajueiro, que irá atender 70 mil habitantes e cujas obras serão iniciadas agora em 2026”, afirma Sandra Leal, Diretora de Concessão da BRK Maranhão.



Vale lembrar que em dezembro de 2024, a BRK firmou uma parceria com o BID Invest, que irá garantir 500 milhões de reais que serão investidos em obras, principalmente de esgoto para os próximos anos.

As obras da Estação de Tratamento de Esgotos Maiobão foram executadas em quatro meses e geraram cerca de 100 empregos diretos e indiretos.

“Além da geração de emprego, beneficiando principalmente trabalhadores locais, os investimentos em saneamento trazem relevantes impactos na saúde, educação e qualidade de vida, bem como a preservação do meio ambiente e valorização dos imóveis da população”, completa Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário