quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RAIMUNDO FILHO REÚNE COM COMISSÃO DE PROFESSORES DE PAÇO DO LUMIAR




                  O prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 02, no gabinete da Prefeitura Municipal com uma comissão de servidores da educação em Paço do Lumiar. 
Algumas das reivindicações dos grevistas são de vale transporte para os professores tanto efetivos, quanto contratados; regularização de recolhimento de impostos; regularização de reajustes e perdas salariais; melhorias das condições de trabalho nas escolas e reforma e adequação das mesmas, entre outras. 
Segundo o relato dos funcionários, há muito tempo eles tentam uma negociação e não foram ouvidos pela gestão anterior, a maioria das escolas está sem infraestrutura básica para funcionar, com estruturas elétricas expostas, colocando em risco a vida dos alunos e servidores, falta de água para os alunos beberem, falta de ventiladores, esgotos estourados, falta de segurança em algumas escolas que atendem a educação infantil, falta de merenda escolar, que segundo os funcionários, não era fornecida para os alunos e quando havia merenda era porque havia um rateio entre os funcionários para que os alunos não assistissem as aulas com fome.
                Os professores disseram ainda que já haviam solicitado inúmeras vezes à instalação de quadros brancos e de computadores nas escolas e segundo o que antiga secretária de educação informava, era que os equipamentos estavam comprados e necessitavam apenas da instalação. Eles também reclamaram da situação nas escolas que estão paralisadas para reforma desde março, inicio do ano letivo e que até agora não foram entregues, como o exemplo da Unidade de Educação Básica Edite Ribeiro, no Iguaiba, que entrou em reforma, nunca foi entregue e os alunos que estavam assistindo aula em um prédio alugado, foram despejados devido à falta de pagamento da prefeitura na gestão anterior. 
A comissão também informou, que os valores recolhidos dos funcionários para o pagamento de impostos, não estava sendo repassados aos órgãos competentes e que existem professores que já estão em processo de aposentadoria há mais de três anos e até agora não obtiveram uma resposta da administração.
Após ouvir todas as reivindicações e reclamações dos funcionários da educação, Raimundo Filho, estabeleceu o prazo para resolver algumas prioridades, como a questão salarial, que estará sendo solucionada até a próxima semana, com o acréscimo do vale transporte a todos os professores, inclusive os contratados. 
“Já acionei uma equipe para efetuar a manutenção nas escolas, regularizando os problemas estruturais que estão acontecendo nas escolas, iremos ajustar a questão da folha de pagamento, efetuar o recadastramento dos servidores que estão em processo de aposentadoria, pois a administração foi deixada sem documentação alguma”, afirmou. 
Raimundo Filho também descreveu que a atual administração vai fazer o levantamento se realmente os quadros brancos e os computadores estão de posse da Secretaria de Educação e dessa forma, se forem localizados serão prontamente instalados a partir da próxima semana.
“Quero priorizar a regularização dos problemas mais graves do município e a área da educação é uma das mais precárias. Durante estes 90 dias a frente da Prefeitura de Paço do Lumiar iremos exercer nosso papel trabalhando para amenizar os problemas do município com transparência e credibilidade”, frisou Raimundo Filho. 
Segundo Rosangela de Jesus, professora e coordenadora do núcleo do Sindicato dos Professores do Estado do Maranhão – Simproesemma, a categoria de professores julgou satisfatória a reunião. “Acredito que iremos deliberar pelo término da paralisação e a categoria deve aceitar as propostas, voltando com a maior brevidade possível para as salas de aula. Pela primeira vez fomos ouvidos com respeito pela administração de Paço do Lumiar e com isso o atual prefeito demonstra que tem compromisso com a educação e que vê a nossa área com seriedade”, relatou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário