sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Psiu comemora 15 anos

A Fábrica de Refrigerante PSIU se prepara para celebrar 15 anos de atividades no próximo dia 22 de setembro, a partir das 9h, na sede da indústria, localizada na BR-135, km 12,5, nº 101ª. Na oportunidade, a empresa, que é maranhense, fará a inauguração da quarta linha de envase e o lançamento da Água Mineral. A comemoração será realizada com uma cerimônia solene para autoridades, convidados e imprensa. A ação faz parte do planejamento estratégico da empresa que vai até 2020.
De acordo com o Presidente da Fábrica, Francisco Magalhães da Rocha, a nova linha de envase atende às boas práticas de fabricação e é manuseada por técnicos treinados.  Tem capacidade de envasar 16 mil garrafas por hora. Esta é a 4ª linha de envase da fábrica e funcionará para envasar a água mineral, que também é lançamento neste aniversário. Após seis anos de fabricação como Água Natural, finalmente os rótulos da água agora terão a estampa da Água Natural Mineral em embalagens de 330 ml, 500 ml, 1,5 L, normal e com gás.
A fábrica passa por um momento intenso de aperfeiçoamento no processo de fabricação de garrafas através da importação de uma sopradora moderna, de origem francesa. Juntamente com a máquina vem a assistência técnica para o redesenho das embalagens. Esse investimento proporcionará uma evolução na área industrial, aumentando a competitividade e proporcionando uma redução nos custos de produção para oferecer um melhor preço ao cliente.
Em paralelo ao investimento na área industrial, há uma série de lançamentos de novos produtos ainda para este ano. Entre eles pode-se destacar o Suco de 1,5 L (sabor Frutas Cítricas), o relançamento da bebida refrescante Amazon. “A Psiu é um dos projetos mais importantes realizados no Maranhão nos últimos 15 anos, digo isso pelo sucesso que alcançamos. Na capital temos uma boa fatia do mercado, no interior há cidades onde o consumo do PSIU chega a 60%”, garantiu Francisco da Rocha.
15 ANOS COM O INOVAÇÃO
No comercial e marketing também vieram as mudanças, com a reformulação da equipe e do organograma. No primeiro semestre de 2014 a empresa investiu forte na campanha de marketing alusiva à Copa do Mundo com promoções nos pontos de venda. E esse relacionamento com o PDV também é foco da Psiu. Desde o início do ano as reuniões com os coordenadores do interior, antes realizadas na capital, agora são feitas nos municípios. Já foram realizadas reuniões em Chapadinha, Bacabal, Pinheiro e São Luis.
“Este ano já visitei mais de 400 pontos de vendas em vários municípios do Maranhão. Além do aprendizado, de ouvir as pessoas, o mais gratificante é encontrar o produto espalhado em todos os pontos de venda e ser recebido com grande hospitalidade e respeito. Essa experiência tem sido riquíssima”, afirmou Francisco Magalhães da Rocha.
Outra área importante que a empresa sempre destaca é a Responsabilidade Social. A empresa tem vários projetos, entre eles o trabalho com a reciclagem do PET. Em parceria com o Banco do Brasil já foram realizados projetos com as comunidades vizinhas para a fabricação das vassouras de PET. Para este ano a ideia é trabalhar outro projeto, já realizado em outros estados, que são as camisas feitas de fios de PET.  Além disso, a PSIU realiza ações em conjunto com as comunidades que cercam a fábrica em datas expressivas (Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal). Outras ações apoiadas são as esportivas, com a hidratação dos atletas através da degustação dos produtos Psiu.
 
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
Apesar da atual retração do mercado, a Psiu tem conquistado um ligeiro crescimento em virtude do trabalho de expansão que vem realizando no interior do Estado. Entre as estratégias para esta expansão está a construção de um Centro de Distribuição que atenderá Itinga, Açailândia, Imperatriz, Porto Franco e Estreito, com objetivo de chegar até Balsas. Esse CD deverá ser inaugurado já no segundo semestre de 2014, consolidando de fato a presença da Psiu no sul do Maranhão.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A PSIU está localizada na BR-135, Distrito Industrial de São Luís. A indústria gera mais de 400 empregos diretos além de atender a 12% do mercado de bebidas do Maranhão. “Isso é uma produção expressiva do ponto de vista regional. A Psiu atende 157 municípios no Estado e pretendemos atender os 217,” destacou com orgulho o diretor presidente Francisco Magalhães da Rocha, ressaltando que o planejamento estratégico da empresa visa a ocupação da linha de produtos Psiu em todo o Estado até 2020.
Francisco Magalhães da Rocha é mineiro, engenheiro civil por formação, com especialidade em transportes. Mantem negócios Estado desde 1989 . Em 1997 ele plantou a semente da indústria de bebidas PSIU iniciando a comercialização do Mate Couro, refrigerante tipicamente mineiro que surgiu no ano de 1947 a partir da ideia de seis amigos mineiros, dentre eles um farmacêutico, com desejo de criar uma bebida a partir de extratos vegetais, e ao mesmo tempo, saudável e gostosa.
Percebendo oportunidades no mercado de refrigerantes, Francisco Magalhães da Rocha lançou a marca Psiu. “Fizemos muita degustação do produto com crianças e mães. A partir daí percebemos a boa aceitação do produto”, destacou. Em setembro de 2009 teve início a produção da linha de produtos PSIU e o primeiro passo para a construção de uma marca. “É um aprendizado difícil, pois construir uma marca é incutir um nome na memória das pessoas com um bom retorno”, destacou.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário