terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Prefeitura beneficia mais de 1700 estudantes com entrega de baús literários

 
Prefeitura beneficia mais de 1700 estudantes com entrega de baús literáriosCom o objetivo de fortalecer as práticas literárias da educação infantil e inserir os estudantes no universo da literatura, incentivando-os a ampliar a criatividade, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta segunda-feira (30) a entrega de 11 baús literários para escolas de Educação Infantil de São Luís. Serão beneficiadas onze unidades de ensino da rede municipal, totalizando 1.712 estudantes. A solenidade de entrega foi realizada no pátio da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tom e Jerry, no Planalto Vinhais.
Cada baú literário contém 40 exemplares de clássicos da literatura infantil. A entrega é parte do projeto "Literatura Infantil: uma alternativa para o prazer de ler". Coordenado pela Semed, o projeto segue a orientação do prefeito Edivaldo para a área da educação, de promover o aprendizado de forma lúdica e fomentar a formação de jovens leitores para impulsionar o domínio da leitura e da escrita. A atividade contou ainda com a presença do projeto Carro-Biblioteca da Semed, que desenvolveu brincadeiras e atividades de contação de história com as crianças.
Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, explicou que a entrega dos baús é parte de um pacote de materiais literários que vem sendo disponibilizado às escolas ao longo do ano de 2015. No dia 5 de novembro deste ano, a Prefeitura de São Luís já havia oficializado a entrega de mais de 50 mil livros para as escolas de Ensino Fundamental, distribuídos em 18 Tendas Literárias e 250 Cantinhos da Leitura. "O nosso objetivo é fortalecer a leitura e possibilitar aos nossos educadores exercitar com as crianças o sonho e o imaginário, despertando para a sensibilidade, promovendo um ambiente alfabetizador e revitalizando a literatura infantil", disse o titular da Semed.
LITERATURA
Serão contempladas com os baús as U.E.B. Monsenhor Frederico Chaves - Infantil (São Francisco), U.E.B. Moranguinho (Monte Castelo), U.E.B. Rivanda Berenice Braga (Barreto), U.E.B. Odylo Costa Filho (Alto da Esperança), U.E.B. Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves (São Cristovão), U. E. B Joaquim Pinto (Maracanã), U.E. B. Tom e Jerry (Planalto Vinhais), U.E. B. Maria José Serrão- Anexo – Ciranda do Aprender (Sol e Mar), U.E. B Odylo Castelo Branco – anexo I (Anil) e o anexo III: Cravos e Rosas (Cruzeiro do Anil) e a U.E. B Maracujá.
Para a gestora da U.E.B. Tom e Jerry, Gilcilene Falcão, o baú vai contribuir para enriquecer as aulas. "Os livros trazem propostas de encaminhamento que podem ser adaptadas ao cotidiano da escola, voltados para o desenvolvimento da competência leitora e destacando o papel da escola nesse processo. Sobretudo, será bom para as crianças, que poderão aprender da forma lúdica que elas mais gostam", disse a gestora.
LEITURA
As crianças comemoraram a chegada do material. Para Thaila Pereira Leite, de 5 anos, estudante da U.E.B Tom e Jerry, a hora do recreio é a mais esperada, porque é o momento de brincar e ouvir histórias no Cantinho da Leitura montado pela escola. "A história que eu mais gosto de ouvir é a do Gato. Na hora do recreio sempre vou para o cantinho de leitura ver os livros e desenhar" contou.
Lucas Gabriel Rodrigues Lopes, de 6 anos, estudante da U.E.B. Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves, gosta de ler não só na escola, mas também em casa. "Eu adoro os livros, principalmente os que vêm com alguma atividade para brincar". A mãe de Lucas, a vendedora Francilene Rodrigues Cordulino, de 37 anos, veio acompanhar o filho na entrega dos baús, e também aprovou a iniciativa. Ela conta que sempre que pode compra revistas em quadrinhos para o filho ler em casa. "O Lucas é muito curioso e gosta muito das revistinhas em quadrinhos dos super-heróis. Às vezes até prefere ficar lendo a brincar com os carrinhos", completou a mãe.

2 comentários: