quinta-feira, 10 de março de 2016

Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica abre sua primeira turma na UFMA

 

É o segundo mestrado profissional da Universidade Federal do Maranhão

Foto Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica abre sua primeira turma na UFMA
SÃO LUÍS – Novos alunos do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão tiveram a primeira aula nesta segunda-feira (7), no auditório setorial de Centro de Ciências Sociais. A aula foi ministrada pela coordenadora do curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Soares da Silva.
A solenidade contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho; da secretária adjunta da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite, representando o Secretário Municipal de Educação, Raimundo Moacir Mendes Feitosa; do diretor do Departamento Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Wellington Roberto Gomes de Carvalho; do coordenador do PPGEEB, Antonio de Assis Nunes; e da chefe do Departamento de Educação I, Dorivan Câmara Silva de Jesus.
Segundo Antonio Nunes, o mestrado profissional vem para atender o novo cenário da educação no Maranhão. “O nosso mestrado profissional em educação exige que as pesquisas sejam espelhos, que nossas pesquisas sejam circunscritas às necessidades de várias escolas, a critério dos pesquisadores”, contou o coordenador do PPGEEB.
Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fernando Carvalho, o mestrado profissional na área de educação é de suma importância para a universidade e traduz a necessidade de formação específica e técnica aos alunos e profissionais. “Espero que vocês procurem cada vez mais utilizar as informações e conhecimentos que vão acumular nessa formação e fazer suas dissertações de forma que possam produzir artigos científicos, livros e ajudar o programa em seu processo de consolidação”, aconselhou.
De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Educação, Maria de Jesus Gaspar Leite, a UFMA está no caminho certo: “A Universidade Federal do Maranhão está promovendo um mestrado profissional em educação que vai contribuir de forma decisiva na formação dos profissionais do magistério. Fico muito feliz de ver professores da rede pública municipal aprovados nesse seletivo e espero que haja contribuição significativa para a qualidade de ensino", disse.
Em sua palestra, Nilma Soares falou que o mestrado profissional em educação é um espaço de formação profissional. “Este curso articula pesquisa científica e acadêmica à pratica escolar, tornando esta última mais eficiente e mais qualificada para a superação de graves problemas vivenciados nas redes públicas de ensino”, definiu.
Os dados da pesquisadora apontam que, no Brasil, existem 36 cursos de mestrado profissional em educação. Na sua maioria, a estrutura curricular articula conhecimento atualizado no domínio da metodologia pertinente e adequação orientada para o plano de atuação profissional específica.
A palestrante pediu aos mestrandos de que não se esqueçam da função social do curso. “O mestrado tem uma função social. Nós não estamos produzindo pesquisas para serem guardadas nas prateleiras da biblioteca. Nós temos que levar esses trabalhos para os nossos contextos de trabalho, e temos que aplicar esses produtos”, alertou. 

Um comentário:

  1. Estão abertas as inscrições da segunda turma do PPGEEB. Vai de 12 de setembro a 14 de outubro de 2016.

    ResponderExcluir