terça-feira, 31 de maio de 2016

III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos acontece no dia 1º de junho

 
SÃO LUÍS – Entre os dias 1º e 4 de junho, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado, será realizado o III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos. O diferencial desta terceira edição está no desafio em reunir a produção de conhecimento acerca do continente África em caráter internacional.
 
O simpósio é um evento promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre a África e o Sul Global – NEÁfrica (UFMA/UEMA), os Programas de Pós-Graduação em História e em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão e pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão.
 
O principal objetivo do evento é levar ao público diferentes aspectos das histórias e sociedades do continente africano, contribuindo para a desconstrução de imagens estereotipadas e homogeneizantes sobre a África e para a ampliação de horizontes de pesquisa na área.
 
“As pesquisas e estudos em torno da temática africana e afro brasileira tem crescido bastante, então nossa preocupação está em ampliar ainda mais essa discussão; estamos trazendo alguns pesquisadores internacionais, principalmente, professores vindos de países africanos, numa tentativa de não nos basearmos, somente, em referenciais curriculares produzidos na Europa”, disse a professora Viviane de Oliveira, que faz parte da coordenação geral do simpósio.
 
De acordo com a professora, o tema do evento, “Movimentos, Territórios e Contextos”, corresponde ao que a África representa. “África é um continente aberto onde há uma dinamicidade de redes de contato, que diz respeito a movimentos, além de ambientes geográficos diferentes, que correspondem a ideia de territórios. Esse contexto é analisado, no evento, a partir do ponto de vista de construção social, considerando as variadas populações e grupos étnicos e suas organizações sociais específicas”, afirmou.
 
Durante a programação do evento, o tema será discutido através de mesas redondas, comunicações orais, minicursos e vários convidados. As inscrições continuam abertas para ouvintes, no valor de R$ 10, e minicursos, custando R$ 15, e podem ser feitas no ato do credenciamento que começa dia 1º, a partir das 9 horas. Para mais informações envie um e-mail para simposioneafrica@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário