A capital pernambucana, Recife, recebeu secretários e gestores de nove estados do nordeste e um do sudeste, o estado de Minas Gerais, para a 8º edição do Fórum dos Gestores Estaduais Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste e em Minas Gerais, nesta última semana (16 e17 de março), no Recife. O encontro tem a proposta de assegurar a discussão, reflexão e articulação política e técnica dos governos estaduais para o fortalecimento da agricultura familiar na área de abrangência do fórum.
Com o tema central “A Política de Desenvolvimento Territorial e o Fortalecimento e Expansão da Agricultura Familiar no Nordeste, o Papel dos Estados e dos Municípios”, o secretário de Estado da Agricultura Familiar do Estado do Maranhão, Adelmo Soares, coordenou a mesa redonda onde os representantes do semiárido brasileiro debatem assistência técnica, recursos hídricos, regularização fundiária e apoio à comercialização da produção.
Para o secretário Adelmo Soares, participar efetivamente de um evento como esse é de grande valia. “Discutir pautas que envolvem a agricultura familiar com os gestores de diversos Estados da Federação nos confere uma excelente troca de experiências já que temos a oportunidade de opinar, tirar dúvidas e ainda mostrar as ações que tem dado certo no nosso Estado”, explicou.
De acordo com a presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma, Margareth Mendes, o encontro com os dirigentes dos órgãos de terras do Nordeste foi bastante proveitosa e uma excelente oportunidade de troca de experiências. “As semelhanças dos problemas e dificuldades enfrentadas na regularização fundiária são semelhantes, portanto as boas práticas identificadas poderão ser, com as devidas adaptações, utilizadas por todos”, disse.
A presidente acrescentou que a troca de aprendizados trará melhorias para a gestão do Instituto Fundiário do Maranhão e também mostrou que o Maranhão está no caminho certo. Em 2016 foram entregues 1.127 títulos de terra beneficiando 1.636 famílias e só nos três primeiros messes de 2017, já foram entregues 677 títulos de terra.
Criado em março de 2015, o Fórum já esteve reunido em Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Teresina (PI) e SALVADOR (BA).
FÓRUM
Criado em março de 2015, o Fórum dos Gestores Estaduais responsáveis pelas políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste e em Minas Gerais – realizado pela primeira vez em Pernambuco – reúne secretários de Estado e representantes de instituições públicas nacionais e internacionais ligadas ao campo e da sociedade civil organizada. O fórum tem apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), por meio do Projeto Semear, e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário