sexta-feira, 17 de março de 2017

Projeto de captação de energia solar no Agropolo da Ilha será ampliado

 

 
Os sistemas experimentais de captação de energia solar implantados no Agropolo da Ilha já começam a dar bons resultados para os produtores. Os módulos foram implantados em Unidades de Referência de Produção na Raposa e em São José de Ribamar, em setembro do ano passado, pelo Governo do Estado.
Na propriedade do João dos Santos, na Raposa, o sistema reduziu a conta de energia em 14% nos primeiros dois meses de uso e ele já pensa em adquirir mais painéis via crédito bancário. “Se continuar dando certo, vai ser hora de investir para termos resultados melhores”, disse.
O Maranhão é um dos estados mais promissores para a utilização de energia solar, entre outros motivos por sua localização próxima à Linha do Equador, e a utilização dessa tecnologia no Agropolo da Ilha, aliada a ações de assistência técnica e gerencial, distribuição de insumos, como biofertilizante e sementes, entrega de equipamentos e regularização fundiária estão transformando o setor produtivo no Agropolo, como destaca o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser. “Para ajudar os pequenos produtores do Agropolo da Ilha a crescer, o Governo do Estado vem buscando mecanismos para diminuir custos em itens como insumos, sementes e, agora, com energia elétrica. Por isso o governador Flávio Dino autorizou a ampliação do programa de sistemas de captação de energia solar, para darmos a mais produtores a oportunidade de utilizar uma tecnologia sustentável e maximizar sua renda”, disse.
Os equipamentos do sistema são um painel solar, um inversor e uma bomba centrífuga de água para irrigação, cuja potência pode ser de 0,5 ou de 1,5 HP e podem ser utilizados por até 25 anos.
Segundo Arlindo Pereira, da Brasil Solair, empresa parceira do projeto, a utilização de energia solar é um bom investimento para os agricultores, a médio e longo prazo, e de olho nessa vantagem, muitos produtores dos quatro municípios do Agropolo da Ilha (São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e São Luís) já estão buscando os bancos para financiarem seus próprios sistemas. “Com um sistema de energia solar fotovoltaico você consegue, em longo prazo, ter uma economia de até 95% na sua conta de luz, só pagando a taxa mínima de disponibilidade da rede. Além disso, você consegue recuperar seu investimento em torno de cinco a nove anos”, explica Arlindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário