Para melhorar a infraestrutura de abastecimento do estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) instituiu o Programa Mais Abastecimento, que vem realizando reformas e melhorias estruturais em mercados. O Hortomercado do Turu, que há quase 30 anos necessitava de reparos, agora faz parte do programa.
Para o secretário Márcio Honaiser, que visitou as instalações do mercado nesta sexta,17, a reforma do hortomercado significa mais sanidade, conforto e condições adequadas para a comercialização. “Conversando com feirantes e com a população, é possível verificar a importância dessas obras. Esta é uma das melhorias de vários mercados, que o Governo do Estado e a Sagrima estão realizando para que possamos não só ampliar o abastecimento, como disponibilizar com qualidade os nossos produtos”, enfatizou.
Além do Hortomercado do Turu, o Mais Abastecimento inclui os mercados do Vinhais, Maiobão, Cidade Operária, Chapadinha e o Mercado do Peixe. Matadouros e feiras livres também fazem parte do programa.
O objetivo é realizar as obras e, em parceria com as prefeituras, fazer a gestão dos mercados. “A reforma de adequação do novo mercado do Turu tem grande importância também pelo crescimento populacional da região. Uma demanda já antiga da comunidade, que agora vai virar realidade, através dessa parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, atendendo todas as necessidades dos trabalhadores permissionários e de clientes. Mais uma ação que será realizada com alinhamento do prefeito Edivaldo, para gerar maior dignidade ao abastecimento de produtos agropecuários no bairro Turu e suas adjacências”, destacou o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues.
As primeiras melhorias a serem realizadas são mudanças no piso e no telhado. Dona Aparecida Brandão há 30 anos vende frangos abatidos no mercado do Turu e vinha esperando uma iniciativa como essa. “Em várias situações já fiquei aqui sozinha trabalhando, porque outros feirantes deixavam de vender aqui. Foi uma espera longa, mas parece que agora sai e todos nós estamos contando com essa reforma”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário