A Comissão Pastoral da Terra (CPT), seccional Maranhão, lança nesta quarta-feira (23), às 14h, na sede do Sindicato dos Bancários, localizada na Rua do Sol, no Centro de São Luís, o *Relatório Conflitos no Campo Brasil 2024*.
O documento, que será divulgado durante o evento, apresenta um importante estudo com dados sobre a violência contra os povos do campo, das águas e das florestas. Além disso, aborda o trabalho escravo rural e as ações de resistência de povos e comunidades tradicionais diante do avanço do agronegócio. Segundo os dados reunidos no relatório de 2024, o Maranhão ocupa a terceira posição no ranking nacional de ocorrências de conflitos, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará. No caso específico dos conflitos por terra, o estado concentra 71,8% das ocorrências registradas.
Resta agora aguardar e acompanhar o lançamento desse estudo detalhado sobre a atual conjuntura dos conflitos no campo no Maranhão, que oferece um panorama relevante para pesquisadores, imprensa, poder público e sociedade em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário