sábado, 2 de agosto de 2025

Agosto Vermelho: Mês de conscientização para a prevenção de acidentes com a Rede Elétrica


Equatorial Maranhão alerta para os riscos e perigos das ligações clandestinas

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) promove o “Agosto Vermelho”, como parte da 19ª Campanha Nacional de Segurança para Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica. Este ano, com o slogan “Movimento Zero Acidentes. A segurança com a rede elétrica começa por você”, a ação conta com o apoio da Equatorial Maranhão e tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre segurança no uso da energia elétrica.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, Maxinard Costa, aproveita este período para alertar sobre as ligações clandestinas — prática ilegal de furto de energia, popularmente conhecida como “gato”. “Essa ação consiste no desvio de energia diretamente da rede da Distribuidora, por meio de ligações irregulares realizadas fora dos padrões e sem a medição correta do consumo. Esse tipo de intervenção é crime e está previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de 2 a 8 anos de reclusão, além de multa”, informou o engenheiro.

“Além de criminosa, essa prática pode resultar em choques fatais, incêndios e danos elétricos, comprometendo a qualidade do fornecimento de energia. A Equatorial Maranhão trabalha continuamente para garantir a segurança da população, mas é preciso que cada pessoa também contribua com a própria segurança, se prevenindo, mantendo distância da rede elétrica e buscando sempre assistência profissional”, destacou Maxinard.

Segundo dados levantados pela Equatorial Maranhão, apenas no primeiro semestre de 2025, foram identificadas e regularizadas 7.190 ligações clandestinas em todo o Estado — número um pouco inferior ao mesmo período do ano passado, quando foram normalizadas 7.347 intervenções na rede da Distribuidora. No ano todo de 2024, foram constadas 13.809 ligações irregulares.

É importante ressaltar que as fraudes e furtos de energia podem causar interrupções no fornecimento para serviços essenciais, como escolas e hospitais, uma vez que os consumidores ligados de forma clandestina acabam sobrecarregando o sistema elétrico. Isso pode resultar em acidentes, incêndios e explosões, colocando em risco a segurança da população.

As intervenções irregulares na rede elétrica costumam ser feitas por pessoas não autorizadas e sem a capacitação necessária, o que resulta na falta de cumprimento dos critérios de segurança, que garantem a integridade da rede e de todos. Por isso, é fundamental que qualquer intervenção na rede elétrica seja realizada por profissionais habilitados e autorizados da Distribuidora.

Saiba mais sobre intervenções irregulares:

• Jamais realize ligações de energia clandestinas ou tente fazer intervenções na rede por conta própria;
• Somente profissionais capacitados, autorizados e habilitados podem fazer intervenções na rede elétrica;
• Intervenções clandestinas podem causar sobrecarga na rede, provocando quedas de energia e prejuízos para todos;
• Se for instalar uma antena, contrate um profissional especializado e mantenha uma distância mínima de 3 metros da rede elétrica;

Além do Agosto Vermelho, a Equatorial Maranhão realiza o movimento “Vc + Seguro”, iniciativa que tem como objetivo levar mais informação à população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica, reforçando o compromisso da Distribuidora com a segurança de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário